Gurias!
É com chuva é com frio, a luta das
mulheres não para!
Assim estamos anunciando a nossa sessão mensal de cinema feminista. A última, como vocês lembram, foi o maravilhoso e delicado filme XXY, quando discutimos o absurdo da divisão das pessoas a partir do binômio homem-mulher.
Na próxima quinta, mudando um pouco o foco, mas continuando dentro da ótica feminista, apresentaremos A Cidade do Silêncio. Esse filme trata dos estupros, seguidos de morte, que ocorrem com muita freqüência na fronteira entre os EUA e o México. Nesse relato, uma jornalista chicana, habitante de Chicago (Jenifer Lopez) é enviada para cobrir esses acontecimentos. Lá chegando descobre que esses crimes são apenas a ponta do iceberg de uma trama muito mais complexa do que se poderia imaginar envolvendo políticos e grandes empresár
ios locais. O filme é baseado em fatos reais de feminicidio que ocorrem na Cidade Juarez e em muitas outras cidades mexicanas onde se instalaram as maquiladoras.
Esse tema é oportuno para demonstrar que nós mulheres, enquanto construção social, somos muitas vezes oprimidas. Além das opressões de classe, de raça e de sexualidade, entre outras, o papel que nos foi imposto pelo patriarcado faz com que nossa luta tranversalize todas as outras.
Por isso achamos que A Cidade do Silêncio nos trará muitos elementos para o debate: trata da violência explícita e ao mesmo tempo sem nome exercida contra as mulheres, nesse caso contra as mulheres trabalhadoras. Portanto de uma violência de raça e de classe em que os agressores estão cobertos pela impunidade do silêncio.
Além da trama ser extremamente dinâmica e ter o tom de denúncia, conta com lindas e talentosas presenças, para todos os gostos: Jeniffer Lopez, Antonio Banderas e Sonia Braga, entre outrxs.
Vamos lá ver o nosso filmezinho, tomar um chimarrão com pipoca, trocar idéias e tramar contra o sistema.
Nos encontramos como toda 5ª feira, na Comunidade Autônoma de Utopia e Luta, nos altos da Borges, as 18,30 hs.
Estamos anexando a ultima boletina do ELFLAC – Encontro Lésbico Feminista de América Latina e o Caribe que acontecerá na Guatemala no mês de outubro. Atentis que a inscrição e as bolsas foram prorrogadas.
Também estamos divulgando – a pedido dxs organizadorxs - o evento do ENUDS- Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual, em Campinas, que será entre os dias 8 e 12 de outubro.
Beijos rebeldes, MR
No hay comentarios:
Publicar un comentario