lunes, 9 de noviembre de 2009

Novo espaço autônomo na Cidade do México:

Zona Autônoma Makhnovtchina

Já está funcionando a todo vapor a "Zona Autônoma Makhnovtchina", no Distrito Federal, capital do México. Confira a seguir o comunicado de apresentação do projeto, que se baseia em princípios libertários.]Em nossa luta pela libertação de espaços e dando continuidade a criação da autonomia surge a "Zona Autônoma Makhnovtchina", um espaço para que os diversos movimentos sociais anti-autoritários e anticapitalistas encontrem um ponto de reunião e um espaço para desenvolver suas diversas atividades. O nome "Makhnovtchina" é uma homenagem as comunidades anarquistas ucranianas que, entre 1919 e 1921, lutaram por sua autonomia, resistindo aos tiranos czaristas e bolcheviques.Não queremos ficar de braços cruzados diante da destruição da Terra pelo capitalismo, não queremos ser simples espectadores de como continua sendo realizada a exploração de pessoas, animais e da natureza, queremos ser donos de nossas próprias vidas, queremos lutar por uma vida melhor e sem opressão.Asseguramos que a melhor crítica ao sistema dominante se faz por meio de propostas tangíveis de mudança; não só criticamos, mas vamos criando dia-a-dia a vida que queremos.Alguns projetos que temos já em andamento na Z.A.M. se relacionam com:
- O movimento punk como uma proposta de vida e de luta alternativa e criativa.
- Zapatismo: apoiando as comunidades autônomas e participando com La Otra Campaña desde nossos espaços na cidade.
- O software livre como ferramenta autônoma, ativismo e segurança na rede e a criação de meios de comunicação livres.
- Ecologismo: reivindicamos um modelo de vida baseado na permacultura, tentando viver de maneira sustentável reduzindo o impacto negativo de nossas atividades na natureza.Alguns projetos que já estão realizados:
- Um espaço de computadores que funcione inteiramente com hardware reciclado e com software livre para experimentar e difundir conhecimentos úteis para a comunicação, criação (desenho em geral), segurança e uma ampla gama de ferramentas para o/as companheiro/as ativistas.
- Uma pequena horta aonde se pratique a agricultura urbana orgânica, a elaboração de compostagem, visando difundir estas técnicas tão necessárias na Cidade do México.? Equipe de impressão para editar publicações, cartazes, propagandas etc., contamos com um par de máquinas de offset.
A Zona Autônoma Makhnovtchina surgiu sob a iniciativa da Furia de las Calles e outro/as companheiro/as, não queremos que este lugar seja um espaço fechado ou um pequeno núcleo de pessoas, convidamos a mais companheiro/as a se integrarem.Agora estamos ainda dando forma ao espaço, fato pelo qual necessitamos algumas coisas, como material para instalação elétrica, mesas, cadeiras, pintura, material de limpeza, e de um pouco de dinheiro para pagar alguns recursos pendentes, qualquer apoio será de grande ajuda.Já estamos começando a elaborar calendários com as atividades e seus horários. Contacte-nos em caso de que queiras visitar o espaço.http://www.espora.org/furia/
Tradução > Juveifonte:CMI

Postado por UTOPIA E LUTA


No hay comentarios: