miércoles, 8 de junio de 2011

SImonette


Oi gurias!

Tudo bem com esse inverno que se aproxima? Então vamos aquecer nossa quinta-feira no fogo do debate feminista.


Continuaremos a trabalhar o 1º capítulo do 2º volume do Segundo Sexo. Para quem se interessa por conhecer o básico da Simone, acreditamos que este é um capítulo chave. Aqui ela desenvolve e sintetiza suas idéias sobre o que ela considera o segundo sexo, sobre a forma como a ideologia patriarcal dominante atribui funções, atitudes e comportamentos, dividindo os seres humanos em dois sexos, e define posições hierárquicas diferentes. Essa divisão, socialmente construída, é o que garante o domínio de um sexo sobre o outro e, em última instância, dizemos nós, é um dos principais elementos para a reprodução do sistema do capital. Por isso segundo sexo, o sexo mulher como não-homem, como um ser incompleto, como uma imitação inacabada do ser supremo, o homem, o sinônimo de humanidade.

Uma construção tão introjetada em todas nós que acaba sendo invisível e que até achamos “normal”.

“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade: é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino” (SB, cap.1,II vol.).

Grande Simonette! Leiam esse capítulo genial, assim a reunião rende mais.


Aproveitamos para passar um link de um artigo que escreveu uma espanhola acerca do 15-M e o machismo dentro dos movimentos sociais.


A próxima reunião será na quinta-feira, 09 de junho, 18.30hs, horário de inverno. Vamos reunir no Comitê Latino Americano, na rua Vieira de Castro, 133 (é uma travessa da Venâncio Aires).

Achamos que lá é muito legal, tem uma salinha mais isolada onde podemos conversar e, depois, quem quiser, pode curtir um papo mais desorganizado, um traguinho e uma comidinha latina.


Qualquer dúvida liguem para 3333 - 3538 | 9253-4300 | 9239-1891.


Abraços sororais, MR

No hay comentarios: